Sidewalk Stories

Dirigido por Charles Lane em 1989, “Sidewalk Stories” é o que se pode ser chamado de um filme cult. Totalmente remasterizado, o filme de baixo orçamento traz uma linguagem completamente diferente da utilizada pelo cinema na época em que foi lançado. Filmado em preto e branco e quase que inteiramente sem falas, o filme de Lane presta homenagem ao clássico “O Garoto” de Charles Chaplin.

Na trama, acompanhamos um artista de rua que vive de a desenhar as pessoas para sobreviver. Um dia ele se vê cuidando de uma garotinha cujo pai foi assassinado. O filme mostra o cotidiano sofrido do artista e da garotinha nas ruas de Nova York, daí o título “Sidewalk Stories”, ou em tradução livre, “Histórias da Calçada”. Em determinado momento momento o artista conhece e se apaixonada por uma bela mulher da alta sociedade, tendo de aprender a lidar também com o preconceito entre as classes.

Para ajudar a contar sua história, Lane dispensou os letreiros com as falas dos personagens que faziam parte dos filmes mudos de outrora. Ao invés disso, optou pelo uso ininterrupto e extremamente expressivo de músicas instrumentais para ajudar o espectador a compreender os sentimentos e pensamentos de seus personagens. Com planos sequencias em 2D, Lane desenvolveu todo um estilo exclusivo para “Sidewalk Stories”.

Restaurado pela Carlotta Films com apoio do Centre National du Cinéma et de l’Image Animée (CNC) e do L’Immagine Ritrovata de Bolonha, “Sidewalk Stories” ganhou o prêmio do público no Festival de Cannes no ano de seu lançamento.

Trailer

Anúncios

Publicado em 3 de novembro de 2013, em CRÍTICA - FILMES e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: