Noites sem Dormir

Assinado por Eliane Raheb, o documentário “Noites sem Dormir” acompanha Assaad Shaftari, ex-oficial de alta patente de um grupo cristão e direitista que atuou durante a Guerra Civil do Líbano (1975 – 1990). A gancho se dá quando Assaad revela seus segredos mais obscuros sobre as incontáveis vidas que tirou ao lado de seus companheiros. É nesse ponto que uma história paralela entra em cena, a de Marayam Saiibi, que procura pelo filho desaparecido há trinta anos, jovem guerrilheiro que fazia oposição à frente cristã.

Construído de um modo pouco convencional para um documentário, “Noites sem Dormir” deixa evidnete desde o início que em determinado momento será inevitável um encontro entre Assaad e Marayam. Quando tal encontro finalmente acontece, a tensão que toma a tela é incrivelmente densa, pois mesmo fazendo uso de fotografia e planos de câmeras dignos de um filme ficcional, o que é mostrado é a mais pura realidade de uma mãe que confronta o possível executor de seu filho.

Eliane Raheb também aparece em cena na forma de um fio condutor entre as várias histórias que permeiam o seu documentário. Fazendo pouco uso de câmera estática, a diretora prefere acompanhar seus entrevistados para onde quer que vão. Fica evidente que a cineasta construiu toda uma atmosfera para sua produção documental, como o plano em que Assaad conta suas histórias cada vez mais sombrias em uma tarde chuvosa que culmina em um trovão e na queda de luz do quarto de hotel onde se encontra, enquanto tem de fitar seu próprio reflexo no espelho.

A sensação de ver ambos os lados da guerra de diferentes pontos de vista e como, 23 anos após seus término, muitas feridas ainda não se cicatrizaram e jamais se cicatrizarão. É como ver uma inversão de papéis, onde o sempre culpado Assaad busca o perdão sem jamais encontrá-lo, e onde Marayan busca por um fio de esperança em meio a toda a raiva que a consome. É sem dúvida, uma das produções mais impactantes já concebidas.

Trailer

Anúncios

Publicado em 3 de novembro de 2013, em CRÍTICA - FILMES e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: