Crítica Rock In Rio 2011 – System of a Down

Último dia de festival, um público que começou agitadíssimo com o show dos Detonautas, voltou a se acalmar com Pitty, permaneceu assim com Evanescence e foi premiado pelo melhor show do Rock In Rio 2011!
Quando a banda System Of A Down entrou no palco, a galera já se animou. O show mais esperado pelo público foi inacreditavelmente enérgico. A banda, que ficou quase quatro anos parada, mostrou porque foi a mais votada na enquete oficial do Rock In Rio antes dos shows quando se definia a Top-Line.

Foto de: Ricardo Matsukawa/Terra

Serj Tankian provou porque é considerado um dos melhores vocalistas da atualidade, esbanjando categoria e seu timbre melódico.
Daron Malakian também fez bonito, além de estar super empolgado com o show, interagiu com o público e arrancou acordes magníficos de sua guitarra.
Shavo Odadjian, como sempre, foi perfeito no baixo.
John Dolmayan comandou os bumbos de sua bateria com a excelência de sempre.

Com toda a certeza, muitas pessoas começaram a conhecer ainda mais System of a Down após esse show e perceberam que a banda não é apenas música; é engajamento político e ambiental, atitude e comprometimento.
Durante o show, Serj Tankian disse: “Sem nosso ecossistema, morremos. Vamos salvar o meio ambiente” tentando passar ao povo brasileiro uma mensagem conscientizadora. Pode parecer clichê, mas conhecendo o trabalho social de Serj, é possível acreditar na veracidade do sentimento transmitido pela mensagem.

Serj, em sua carreira solo, dedicou 90% de suas composições aos projetos políticos que defende e critica e à sustentabilidade. Daron também fez uma pequena parcela disso em sua banda paralela que durou pouco, Scars on Broadway.

Foto de: Ricardo Matsukawa/Terra

Voltando ao show no Rock In Rio, a banda preparou uma setlist com 28 músicas, sendo TODAS elas cantadas em coral pelo público apaixonado e vibrante (outro ponto alto desse festival). Intercalaram o som pesado com a melodia, incluindo aquele toque armênio que existe no sangue dos integrantes.

Abrindo com Prison Song, a banda empolgou a galera que já começou a gritar e pular. Logo após, presenteou o público com a introdução de Soldier Side seguida por BYOB, talvez o maior sucesso da banda. (segue vídeo abaixo)

Como se não bastasse, fez uma sequência com Revenga, Needles, Deer Dance, Radio/Vídeo, Hypnotize, Question, Suggestions, Psycho, Chop Suey, Lonely Day, Bounce, Lost in Hollywood, Kill Rock n Roll, Forest, Science, Mind, Innervision, Holy Mountains, Aerials, Vicinity, Tentative, Cigaro, Suite Pee, War?, Toxicity e Sugar.

Não a toa, o show do System of a Down foi eleito pelos criadores do Chico Louco como o MELHOR show desse Rock In Rio. E com certeza, o Brasil ficará marcado para sempre na memória deles, pois no final da apresentação, a emoção de Serj era óbvia, tanto que no fim do show ele vestiu uma bandeira do Brasil, se ajoelhou no palco e agradeceu. “Isto é System of a Down. Obrigado! Estamos felizes por termos tocado aqui no Brasil”.
E pode acreditar Serj, também estamos felizes por terem vindo e nos presenteado com o talento de vocês!
Volte sempre, System of a Down!

Foto de: Ricardo Matsukawa/Terra

Anúncios

Sobre Bruno Rizzato

Jornalista com idéias diferentes na cabeça, buscando um espaço para compartilhá-las com vocês, internautas intelectos. Amante de boa música e assuntos relacionados a esporte, blogueiro por satisfação e feliz por opção. Formado em 2013, pela Universidade Anhembi Morumbi, atualmente cursando pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Multimídias, tem vasta experiência na área, já tendo trabalho em redação, assessoria de imprensa e mídias sociais. Já trabalhou com os jogadores da Seleção Brasileira, Paulinho e Bernard, fez estágio de treinamento na Sociedade Esportiva Palmeiras e o maior orgulho foi a realização de um documentário sobre o rock progressivo brasileiro na década de 70.

Publicado em 4 de outubro de 2011, em MÚSICA EM GERAL, ROCK N' ROLL e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. Vocês realmente viram o Showw?O Vocal do cara tava morto,que m ja viu outras apresentações deles sabe do que eu estou falando,de longe o mais morto do rock in rio 2011 so o publico tava muitissimo empolgado poque o serj hum provavelmente queria estar dormindo.

    • Vimos sim o show, e o que realmente acontece é o fato de que Serj evoluiu muito vocalmente. Antigamente ele era muito mais agitado no palco, agora ele é um pouco mais contido, porém está cantando muito melhor. Respeitamos sua opinião e agradecemos o comentário. Esse que é o legal da liberdade de expressão, as opiniões se diferem. Estaremos sempre abertos à crítica e continua acompanhando nosso trabalho. Obrigado!

      • Bom acredito que realmente você seja um fã do SOAD,sou metaleiro das antigas não tenho nada contra até gosto de algumas bandas mais novas,acho que talvez até exista essa tal evolução vocal que você disse,mais não a tal ponto de a um mês atrás o show deles serem assim(http://www.youtube.com/watch?v=ggBnsEfv-fE)e no rock in rio ser do jeito que foi,aparentemente eles super-estimam o publico americano e subestimam o publico brasileiro ,este video é do rock am ring do dia 01/07 deste ano mesmo,diferentemente do metallica e slipknot(na minha opinião os melhores do rock in rio 2011)que deram o sangue e fizeram o melhor para seus fãs.Ah pode deixar que sempre que tiver algo interessante para mim estarei por aqui.

      • Entendi o que você quis dizer. Pode ser que realmente não estavam tão empolgados como de costume, mas ao meu ponto de vista, foram muito bons. Metallica foi inexplicável tbm! Slipknot conseguiu empolgar a galera a mandou muito. Mas é isso aí, pelos menos tivemos grandes shows (tirando aqueles pops baratos e o insuportável axé) que mostrou uma coisa: O rock nunca morrerá! Abraço e obrigado mais uma vez por acompanhar o blog.

    • cara,o Serj estava gripado no show do RIR!

  2. Cara,

    Infelizmente não estive no show deles no RIR, mas vi pela televisão e achei o Serj e os demais muito bons. Sem dúvida foi, senão o melhor um dos melhores shows do Rock in RIO. Contudo, já li em vários sites que o show deles foi prejudicado pela má qualidade do som do evento. Sendo assim, não vamos por a culpa no vocalista. O serj está ótimo.

  3. Boa tarde!
    Concordo com você que o SOAD é uma banda fudida, mas também acho que o Serj desafinou bastante!
    Amo e acompanho a banda a um tempo mas reconheço que me decepcionei um pouco com o vocal, digamos, intavel de Serj Tankian.
    Quanto ao som, não tenho o que falar, com certeza o melhor do Rock in Rio 2011.

    Abraço!

  4. Com certeza o system foi muito bem!!!! Agora sobre a voz do Serj eu acredito que ela pode voltar a ser como antes, em alguns momentos no show, mesmo que pequenos, ele consegue fazer um vocal, digamos, parecido com os antigos. Sabe, igual ao Metallica, lembram que teve uma época que o James Hetfield não estava cantando tão bem!! Eu acho que é uma forma de descansar a voz para tempos futuros e quem sabe(tomara!) um albúm novo!!!!!! Mas que o show foi bom, a isso foi!!!

  5. Isso sim é um show do SOAD.
    Infelizmente o tempo vai passando e acabando com nossos idolos.

  6. sem a intenção de entregar a bandeira para o Serj.mais tudo deu certo e eu consegui chegar até a frente como eu não conseguia levanta-la,quando começou “SUGAR”crieu coragem e pedi para sair…praticamente fui jogado para o outro lado os segurançasme apararam perguntaram se estava tudo bem falei q sime assim q tive uma oportunidade joguei a bandeira tudo em questão se segundos,antes de de ser retirado o segurança mandou q eu olhasse de volta q o”cara estava levantando a minha bandeira”só deu tempo de ver pelo telão,maivaleu muito a pena!E a bandeira na verdade não é exatamente a do brasil;também contem o cedro da bandeira do libano;uma homenagem q eu quis fazer para o Serj E o John.

  7. Soad e foda e pra sempre sera mso que a voz do serj mude. Soad e foda todos os integrantes daron malankia.. Um dos melhores do mundo.. Slipknot. Pode se ate mas pesado mas System of a down muda de ritimo em uma musica slipknot e injuativoo… Soad tem cultura soad melhor banda

  8. que bosta esse vocal do Serj. Realmente, vendo o video do cara que postou a apresentação anterior deles, uns dias antes do RIR, dá pra perceber que, ou o cara teve um problema sério, ou tava se lixando em entregar bom show. não tem comparação os vocais e a animação. inaceitável pra uma banda profissa dessas entregar um show morno desses pra um publico deste tamanho. lamentável, principalmente por gostar tanto de SOAD… enquanto isso Paul McCartmey no auge de sua terceira idade faz shows perfeitos de 3h!! profissionalismo não tem idade pessoal..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: