Morre o escritor Moacyr Scliar

 

Depois das mortes de diversos artistas de cinema e televisão e também a de um cantor no começo do mês que veio a falecer agora foi a renomado escritor Moacyr Scliar de 73 anos.

O corpo do escritor foi enterrado na manhã desta segunda-feira, dia 28, em cerimônia fechada para amigos próximos e parentes no cemitério do Centro Israelita, em Porto Alegre.

Scliar morreu na madrugada de domingo, dia 27, aos 73 anos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre e teve falência múltipla de órgãos.

Nascido em Porto Alegre e formado em medicina, Scliar publicou mais de 70 livros de diversos gêneros, incluindo romances, crônicas, contos, literatura infantil e ensaios. O escritor formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1962. No mesmo ano, publicou seu primeiro livro, “Histórias de Médico em Formação”, coletânea de contos baseados em sua experiência como estudante.

Em 1968, publicou “O Carnaval dos Animais”, que considerava de fato sua primeira obra. Integrante da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 2003, ele recebeu prêmios Jabuti, uma das mais prestigiadas premiações literárias do país, em 1988, 1993, 2000 e 2009.

Scliar acreditava que a literatura, ao menos a autêntica, versava, na maioria das vezes, sobre a condição humana, suas ansiedades, medos, paixões. “O humano está presente em tudo, mas revela-se sobremaneira na doença e nas experiências com a morte, talvez a maior angústia humana. “O medo de morrer e o sofrimento causado pela doença nos fazem mais frágeis e nos tiram as máscaras que usamos em nosso dia-a-dia”, dizia.

Entre suas obras estão A balada do falso Messias”, “Histórias de terra trêmula”, “A guerra no Bom Fim” e muitas outras.

Anúncios

Publicado em 28 de fevereiro de 2011, em QUALQUER ASSUNTO e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: