palmeirenses em LUTO

No dia 3 de maio de 1902, surgia em São Paulo um estádio de futebol, que era mais do que um simples lugar para sediar jogos de várzea.
Criado pela Companhia Antárctica Paulista, o Parque da Antarctica era um espaço de lazer de 300 mil metros quadrados para seus funcionários, próximo a fábrica, contendo uma vasta área verde, parque infantil, restaurantes, choperia e áreas para a prática esportiva (incluindo pistas de atletismo, quadra de tênis e um dos primeiros campos de futebol da cidade). Com a chegada e expansão do futebol, esse espaço passou a ser cada vez mais requisitado e a empresa aproveitou a oportunidade ao alugar o campo de futebol para pequenos clubes da cidade no início do século XX.
Em sua inauguração, o Mackenzie College venceu por 2 a 1 o Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros) no Parque Antarctica, dando início o primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil, o Campeonato Paulista.
Inicialmente, o mandante do estádio era o Germânia, depois foi alugado para o América FC, e só em 1917 o Palestra Itália passou a mandar seus jogos no estádio.
Em 1920 o Palestra Itália compra o Parque Antárctica, onde futuramente ainda iria viver momentos gloriosos e momentos de tristeza.
No dia 18 de Agosto de 1976, o Palmeiras conquistou seu 18º título do Campeonato Paulista ao vencer o XV de Piracicaba por 1 a 0 na partida final, atingindo um público recorde de cerca de 40 mil pessoas (35.913 pagantes).
No dia 16 de junho de 1999, o palmeiras sagrou-se campeão da Libertadores da América, vencendo o Deportivo Cali por 2×0, mas a disputa foi ganha nas disputas de penaltis.

Por ironia do destino, a 1² partida intercional do maior rival do Palmeiras, o Corinthians, foi realizada em gramado alviverde, contra a Torino da Itália, na qual o time italiano aplicou 3×0 no “Timão”.
De 1986 a 1990 o Estádio Palestra Itália construiu um recorde expressivo de 68 jogos de invencibilidade,sendo reconhecido pela FIFA como RECORDE por um time profissional de futebol.

Após tantas batalhas furiosas, e muito sangue e suor derramados por jogadores que honraram a camisa alviverde, o jardim suspenso do Palmeiras viveu neste sábado, dia 22 de maio de 2010, um dia para ser guardado na memória de cada palmeirense. (Nunca vou me esquecer desse dia, pois é o dia de meu aniversário.)
O Palmeiras realizou sua última partida no gramado do Palestra Itália.
Esse estádio que é a segunda casa do palmeirense, que sempre acolheu com todo amor e carinho essa torcida maravilhosa, que independente da fase está lá para apoiar o time, fazer valer a pena torcer para um time de tantas conquistas.
Esse estádio que agora irá se transformar em Arena.
Mas até lá, estamos de LUTO.
É como perder um velho amigo, um amigo maravilhoso.
Chega a doer no peito saber que aquele lugarzinho da arquibancada em que um dia os nossos pais nos levaram para assistir nosso primeiro jogo, não estará mais lá.
Esperamos um dia poder voltar para aquele lugarzinho na rua Turiaçu, 1840, e encontrar um novo estádio, que ainda nos trará muitas alegrias.
Fica um sentimento de perda, mas uma esperança de algo melhor.
Obrigado por tudo, Parque Antarctica, Palestra Itália, Jardim Suspenso!
Um gramado em que a luta os aguarda…de volta!

Anúncios

Sobre Bruno Rizzato

Jornalista com idéias diferentes na cabeça, buscando um espaço para compartilhá-las com vocês, internautas intelectos. Amante de boa música e assuntos relacionados a esporte, blogueiro por satisfação e feliz por opção. Formado em 2013, pela Universidade Anhembi Morumbi, atualmente cursando pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Multimídias, tem vasta experiência na área, já tendo trabalho em redação, assessoria de imprensa e mídias sociais. Já trabalhou com os jogadores da Seleção Brasileira, Paulinho e Bernard, fez estágio de treinamento na Sociedade Esportiva Palmeiras e o maior orgulho foi a realização de um documentário sobre o rock progressivo brasileiro na década de 70.

Publicado em 25 de maio de 2010, em FUTEBOL. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: